segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Seminário Integrador


Minha aprendizagem significativa desta semana está relacionada com o estudo que realizei sobre o texto:"O aprender como transformação estrutural, na convivência"(Humberto Maturana).


"Podemos observar redes de conversação que configuram relacões mais hierárquicas baseadas no medo.Outras, que configuram relações mais hierárquicas, baseadas no amor.Se levarmos isso ao cotidiano das relações entre educadores e educandos, também podemos verificar que tais emoções condicionam posições frente à aprendizagem, facilitando-a ou dificultando-a."


As palavras deste texto me reportaram imediatamente para a minha sala de aula, às vezes, nos consideramos pessoas que" não sabem nada" e na verdade, alguma coisa dentro da gente, talvez a intuição, ou a nossa própria experiência enquanto crianças nos levam a trilhar caminhos corretos, sem mesmo a gente ter conciência disso.

Percebi que ao longo da minha caminhada na área da educação da educação, tenho agido de forma certa sem saber, sempre fui muito amorosa com meus alunos, aquela professora que adora dar "beijinhos"de tchau na hora da saida, que tenta não exaltar a voz com as crianças, que sempre quer ter "mais" paciência, pois sei que isso é primordial.

Enfim,esse texto veio para me dar mais certeza de que devo continuar assim, pois a aprendizagem dos alunos será mais significativa e provavelmente mais facilitada, agora tenho um embasamento teórico para minha metodologia, me sentirei mais segura e se alguém me criticar por ser assim(como já fui criticada indiretamente) vou sugerir que leiam mais este grande autor, MATURANA e por que não, VARELA, entre outros...

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Ótima reflexão Lucina! Mas pense nas críticas como uma oportunidade para seu crescimento. Você está no caminho certo... Abraços querida