terça-feira, 12 de outubro de 2010

Eixo V-Profissionais da Educação

Esta semana gostaria de relacionar a minha postagem não só com o meu TCC, mas também com o dia do professor que está chegando, agora no dia 15 de outubro iremos comemorar o "Dia do Professor" e, voltando ao EIXO V, me deparei com um texto muito importante, interessante e também muito esclarecedor quanto as informações que o compõe, este texto tem o título:"Os trabalhadores docentes no contexto da nova Regulação Educativa:Análise da Realidade Brasileira, foi escrito por Dalila Andrade Oliveira, ela fala sobre alguns temas relacionados com a educação como: Os docentes de educação básica no Brasil (mostra o perfil do professor, o qual pretendo falar um pouco nesta postagem), fala também sobre as reformas educacionais, as novas exigências para o trabalho docente, as condições de trabalho, a regulação profissional e valorização do magistério, este tema foi trabalhado na interdiciplina ORGANIZAÇÃO e GESTÃO e nos trouxe um grande aprendizado quanto aos nossos direitos e deveres enquanto educadores, sempre salientando as leis que regem estes temas, também nos oportunizou enquanto alunos do PEAD a debater acerca de políticas de formação, profissionalização e valorização dos profissionais em educação no Brasil.Esta atividade realizada no Eixo V vem bem de encontro com o tema do meu TCC que é sobre Cidadania, é um assunto muito interessante e cativante, quanto mais eu leio para a produção do meu trabalho de conclusão, mais fico apaixonada por este tema "Cidadania".
O texto citado acima diz que:"O Brasil tem mais de dois milhões de professores atuando nas diferentes etapas da Educação Básica em todo o seu território.Em pesquisa recente realizada pelo Ministério da Educação, MEC, para identificar o perfil dos professores de Educação Básica no Brasil, observou-se que a renda familiar de cerca de 65% destes, situa-se entre cinco e dez salários mínimos; que 4,5% recebem até dois salários mínimos; que 70% estudaram em escolas públicas e cerca de 80% tem curso superior com formação pedagógica.Observou-se ainda que 60% não usam a Internet.A maioria dos professores informou não ter acesso a bens culturais, como visita a museus, teatro exposições, concertos musicais, assinatura de jornais e revistas.
Aí está um perfil "rápido" do professor da atualidade, esta pesquisa é de 2003, e em 7 anos quase nada mudou, o professor continua encontrando muitas dificuldades no seu dia-a-dia, como por exemplo as saídas culturais, as quais a grande maioria realmente não tem acesso, é não temos muito que comemorar...
Estes dias eu estava conversando com as minhas colegas da escola onde trabalho, e percebemos juntas que infelizmente não temos condições "financeiras" e não podemos gastar nosso pequeno salário em coisas como teatro, e muito menos concertos musicais, esta é a nossa realidade, como cobrar do aluno coisas que nem nós como educadores temos a oportunidade de conhecer? Salários baixos, muitas cobranças e pouca valorização, é isso que temos...mas continuo com muita esperança que um dia esta realidade um dia mude, porque os professores do Brasil merecem um futuro melhor, assim como meus pequenos alunos e é por isso que eu ensino na minha sala de aula o que é CIDADANIA.Na esperança de um futuro melhor para todos.

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Luciana!

A sua reflexão sobre a situação econômica do educador e condizente com a realidade.

Na medida di possível nos conte como trabalha com seus alunos o assunto cidadania?

Obrigada por sua postagem!

Um carinhoso abraço,


Geny