sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Minha Caminhada...

Esta postagem se refere a minha caminhada no PEAD porque entendo que esta seja a 4° semana do mês, então gostaria de dizer que o curso PEAD mudou muito a minha vida enquanto profissional da educação, pelo vasto conhecimento a mim passado, através de textos de grande importância, textos que até hoje utilizo principalmente na minha escola, divulgando-os para as minhas colegas de trabalho, pois a maioria deles trazem assuntos que fazem parte da vida escolar, e eu procuro sempre em nossas reuniões pedagógicas levar estes assuntos para compartilhar na escola porque eles são sempre muito úteis em nossas reflexões, são textos que nos informam e que nos orientam diante do nosso cotidiano junto ao aluno, junto a comunidade escolar em geral e também quanto a nossa prática pedagógica.
Este é um dos motivos entre tantos outros, pelo qual digo que o PEAD mudou a minha vida profissional, antes eu era apenas uma ouvinte, passiva, observando e tentando entender certos assuntos aos quais eu não tinha conhecimento nenhum, hoje, as coisas mudaram bastante em relação as minhas posições pessoais enquanto educadora, posso até dar um exemplo muito recente que aconteceu comigo na escola, agora pouco neste trimestre que terminou, minha diretora, minha vice-diretora e a minha supervisora me chamaram na sala da equipe diretiva, pois haviam ficado "preocupadas" com os pareceres dos meus alunos, questionaram a minha avaliação em relação aos mesmos, já que muitos deles não haviam atingido todos os objetivos completamente em seus pareceres, mas o que eu quero dizer com tudo isso, é que, mesmo perante esta situação difícil para uma professora (ser chamada na salinha) eu tive muitos argumentos e bem significativos para explicar-lhes sobre o que eu acho que é, "avaliação", que é algo constante, diário, e que eu não poderia, no meu entendimento, colocar que os alunos já haviam atingido todos os objetivos, sendo eles crianças de apenas 7 a 8 anos de idade em pleno desenvolvimento e que a aprendizagem é um "processo" que não se acaba junto com o trimestre, que eles continuam aprendendo, sempre, todos os dias e em todas as situações vivenciadas, tentei mostrar a elas que eles tinham sim, aprendido e atingidos os objetivos, mas, que eu, em minhas concepções, não gostaria de nos pareceres dos alunos "pôr um ponto final"..."aprenderam tudo" como se eles já estivessem "prontos" em relação aqueles conteúdos trabalhados, sempre tem algo mais...
Entendo que a aprendizagem se dá de uma forma contínua, necesstando ser reforçada diariamente pela professora.
Enfim, me senti muito feliz ao perceber a minha capacidade de argumentar, de me expressar e de me posicionar, pois na área da educação, existem muitos olhares, cada pessoa vê e entende as situações de uma forma diferente, precisamos estar atentos a isso e preparados para demostrar o muito que sabemos, para não deixar dúvidas quanto ao nosso trabalho junto ao aluno, por isso, só tenho que agradecer a Deus todos os dias por esta oportunidade maravilhosa na minha vida, que é, estar no PEAD, e o melhor ainda, quase me formando!!!
Abraços.Luciana Peres

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Luciane!

Muito legal o seu depoimento, que autoconfiança você adquiriu na caminhada do PEAD, na certeza que esse crescimento, esse aprendizado vai ser constante em sua vida!
Entendi a sua preocupação referente à avaliação de seus alunos, todavia, confesso que não deixei de me preocupar com psicológico, com a auto-estima de seus alunos, penso que os assuntos no aprendizado nunca se esgotam, sempre haverá sempre algo acrescentar. O que acontece são pequenas etapas dos objetivos que vão sendo alcançadas, dependendo da maturidade de cada aluno.


Desejo pensar e dialogar mais esse assunto, você aceita?

Um carinhoso abraço,

Geny