segunda-feira, 15 de novembro de 2010

EIXO VII - LIBRAS

No semestre VII, tivemos uma interdisciplina que foi muito importante para a minha formação profissional, estudamos LIBRAS, que é a língua da comunidade surda, até aquele momento eu ainda não havia tido a oportunidade de conhecer esta língua, e também não havia convivido com alguém que tivesse esta característica (surdo-mudo) e este dicernimento ao se comunicar através das configurações das mãos e também da expressão facial e corporal.
Ao conhecer a nossa professora de LIBRAS, fiquei fascinada por ela, por sua inteligência, responsabilidade, por ser uma pessoa tão alto astral, me lembro bem na aula presencial, quando ela se apresentou para a turma de uma forma tão graciosa, o tempo todo queria se expressar, nos fazendo rir, foi um momento maravilhoso e inesquecível, fazia tempo que eu não tinha uma aula tão gostosa e significativa.
Através desta interdisciplina aprendi muito, mas o mais importante, foi "mudar" a forma como eu via as pessoas "surdas", infelizmente percebi que eu era muito preconceituosa, acreditando que uma pessoa surda não teria condições de chegar a uma faculdade, por todas as dificuldades que estas pessoas enfrentam no seu dia-a-dia, durante toda a sua vida.
A professora antes de tudo, me deu uma grande lição, pois ela para mim foi um exemplo vivo de que devemos acreditar nas pessoas e apostar nelas, independente das suas dificuldades, pois todos os indivíduos são capazes e dependem de nós educadores e familiares, para que um dia alcancem um futuro melhor, por isso, hoje em dia, olho para os meus alunos de uma forma diferente, tento deixar longe de mim e das minhas avaliações todo o tipo de preconceito porque não quero errar com os meus alunos, as vezes temos preconceitos também em relação a classe social da criança, porque é muito pobre... não têm condições... , eu não penso assim, fico muito triste quando ouço comentários deste tipo, mas o que fazer? Cada indivíduo pensa diferente do outro, rezo para que a educação e a relação entre educadores e alunos melhorem, porque o conhecimento nos faz crescer como pessoas e eu acredito que todos nós temos este direito.
Todo este aprendizado vem de encontro com o meu trabalho do meu TCC, cidadania está em todos os assuntos, preconceito é uma forma de pensar e agir errada e temos que aprender a respeitaar as pessoas e as suas diferenças, foi isto que eu aprendi e que tentei através do assunto cidadania ensinar para os meus alunos.

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Luciana!

Realmente aquela aula presencial foi fantástica a auto-estima da professora levou a todos se questionarem! Eu fiquei emocionada e refleti sobre as minhas queixas.
Ler o seu depoimento renovou o meu sentimento de agradecimento por tudo que possuo

Obrigada por sua postagem vou sentir falta dessas interações!

Um grande abraço,

Geny